sábado, 15 de setembro de 2012

Sobre os códigos QR

Você já reparou nos quadradinhos "estranhos" no canto de nossos cartazes? Já parou para pensar o que são, para que servem? Esta postagem veio justamente esclarecer isso. Mas, você, que já sabe do que se trata, aproveite também e conheça um pouco mais sobre os códigos QR.

Exemplo de código QR. Já viu onde ele vai dar?

Os códigos QR (do inglês Quick Response ou resposta rápida) são códigos 2D, que podem ser lidos pela maioria dos celulares modernos com câmera (confira, mais abaixo, uma lista com aplicativos para seu telefone). A codificação pode armazenar, por exemplo, um link, um número de telefone, um endereço de email ou um SMS, por exemplo.

Foram criados, originalmente, em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave, tendo sido empregados na indústria automobilística. Desde 2003, os códigos QR vêm sendo utilizados para adicionar dados a telefones móveis, e, atualmente, estão em embalagens, revistas, campanhas publicitárias.  No Brasil, apareceram pela primeira vez em 2007, em anúncios publicitários. Sua principal utilidade diz respeito à maior agilidade que se tem ao utilizá-lo, por exemplo, para acessar um site pelo celular.

Com esse tipo de codificação, é possível armazenar até 7089 algarismos, 4296 letras ou 1817 ideogramas japoneses.


Para ler os códigos QR, como o do nosso cartaz, você precisa de um celular que tenha uma câmera e um aplicativo capaz de fazer isso. Basta abrir o aplicativo e aproximar a câmera da imagem, que logo aparecerá a informação codificada na tela. Então, você poderá ter acesso ao link "escondido", lembrando que, para isso, é preciso ter conexão com a internet. Abaixo, sugerimos alguns aplicativos, suportados por grande parte dos modelos mais recentes de telefones móveis. Variedade é o que não falta:

  •  Bee Tagg tem uma ampla gama de compatibilidade. Entre outras plataformas, é suportado por Android, iPhone, BlackBerry, Symbian (Nokia), Windows Mobile e Windows Phone. Para conferir a lista completa, clique aqui.
  • Outro que tem ótima compatibilidade é o NeoReader, também disponível para as principais plataformas. Veja os modelos compatíveis aqui.
  • Na AppStore, há o QR Reader for iPhone, também. Veja clicando aqui.
  • Para quem usa o Android, outra opção é o QR Reader for Android, disponível aqui, no Google Play.
  • Para usuários de BlackBerry, da mesma empresa, pode-se baixar o QR Reader for BlackBerry, na BlackBerry App World. Link aqui.
  • Clicando aqui, você que tem Nokia pode achar outra opção: o QR Scanner Free, na Ovi Store.
  • Para Windows Phone, há, por exemplo, o QR Code Reader, disponível aqui.
Ainda assim, dificuldades para encontrar um aplicativo compatível com seu aparelho? Deixe um comentário que faremos o possível para ajudar!

Aproveitem!

Fontes:

[1] Em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR>. Acesso em: 13 setembro 2012.

[2] Em: <http://en.wikipedia.org/wiki/QR_code>. Acesso em: 13 setembro 2012.


[4] Em: < http://www.beetagg.com/en/ >. Acesso em: 13 setembro 2012.

[5] Em: <http://www.neoreader.com/>. Acesso em: 13 setembro 2012.




[9] Em: <http://store.ovi.com/content/254341?clickSource=search&pos=4>. Acesso em: 13 setembro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário